A polonesa Iga Swiatek vai encerrar a temporada como a líder do ranking mundial pelo segundo ano consecutivo. Ela derrotou a americana Jessica Pegula na decisão do WTA Finals, com impressionantes 6/1 e 6/0, e garantiu o seu retorno ao topo do mundo, superando a bielorrussa Aryna Sabalenka, e repetindo o feito de 2022, quando foi a melhor do mundo ao fim da temporada.
Ao contrário do que ocorreu em 2022, onde foi dominante desde o momento em que ascendeu ao topo, este ano ela perdeu a liderança do ranking e teve um ano um ano pouco mais desafiador.
“Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma. Esta semana não foi fácil, mas sinto que foi reflexo de toda a temporada. Então fico muito feliz por ter conseguido lidar com tudo bem e usei minha experiência para atuar bem aqui”, disse Swiatek após a vitória sobre Pegula em Cancún.
A jovem de 22 anos não deu chance ao azar, vencendo o título sem perder um set sequer, num torneio que foi marcado por paralisações, chuvas e outras questões logísticas. Com a campanha em Cancún, Swiatek se tornou apenas a sétima mulher a vencer o Finals de forma invicta.
Top 11 da WTA após atualização de 7/11
- Iga Swiatek
- Aryna Sabalenka
- Coco Gauff
- Elena Rybakina
- Jessica Pegula
- Ons Jabeur
- Marketa Vondrousova
- Karolina Muchova
- Maria Sakkari
- Barbora Krejcikova
- Bia Haddad Maia