O paulista Gustavo Heide vai jogar o Rio Open, torneio de categoria 500 da ATP que será realizado entre 19 a 25 de fevereiro de 2024. Ele garantiu vaga no torneio após vencer os cincos jogos disputados na Maria Esther Bueno Cup e com isso garantiu o título e o convite dos organizadores do evento.
Na decisão de hoje, Heide superou em sets diretos o brasiliense Gilbert Klier, com as parciais de 6/4 e 6/4. O vice-campeonato garantiu a Klier o direito de disputar o qualificatório do Rio Open, onde 16 jogadores lutarão por quatro vagas na chave.
“Estou muito feliz, é um sonho sendo realizado. Estou terminando o ano com chave de ouro, com esse wild card para o Rio Open. Todo tenista sonha em jogar torneios ATPs, ainda mais sendo um ATP 500 disputado no Brasil”, comemorou o atleta de apenas 21 anos.
“Maria Esther é uma lenda, é gigantesca, não tem nem o que falar. Estou muito feliz de ganhar esse Tornio que leva o nome dela, ainda mais na quadra que ela treinava. Só tenho que agradecer a todos por esse torneio, por essa oportunidade”, finalizou Gustavo Heide.
Natural de Ribeirão Preto e com apenas 21 anos, Heide deu um considerável salto de mais de 200 posições no ranking ao longo desta temporada e encerrou como 228º do mundo, depois de aparecer na 197ª posição em outubro, após uma final e duas semifinais de nível challenger.
O Rio Open já tem a presença confirmada do espanhol e número 2 do mundo Carlos Alcaraz, do suíço Stan Wawrinka e da revelação francesa Arthur Fils.
Campeões da Maria Esther Bueno Cup
- 2023 – Gustavo Heide
- 2022 – Mateus Alves
- 2019 – Felipe Meligeni
- 2018 – Thiago Wild